No limiar da coragem: breve história da Raquel



Com pai metalúrgico e nordestino e mãe dona-de casa, sou a mais velha de três irmãs. Nasci em Santos-SP, onde também cursei a graduação em Tecnologia em Processamento de Dados na Fatec Baixada Santista. Em 1999 mudei para São Paulo em busca de trabalho. Por quinze anos trabalhei na informática, atuando como programadora, analista de sistemas, analista de infraestrutura e gerente de projetos. Em 2011 dei uma guinada em minha vida e passei a me dedicar às mulheres. Primeiro como consultora de marketing especializada em empreendedoras mulheres. Foi um período interessante onde publiquei em revistas, proferi palestras, orientei grupos, ofereci cursos para que mulheres pudessem prosperar ainda mais em seus negócios.



Paralelo a este trabalho, comecei em 2011 o mestrado em Saúde Pública na USP. Ao concluir o mestrado fundei com outras mulheres a Associação Artemis, da qual sou atualmente a presidente. Comecei em 2015 o doutorado na Faculdade de Medicina da USP e o defendi em 2019, no mesmo mês em que tomamos posse como mandato coletivo na ALESP.


Me tornei codeputada junto com o primeiro mandato coletivo da história do estado de São Paulo, junto com a Bancada Ativista. Hoje, eu sou uma das muitas mulheres comprometidas em buscar soluções cuidadosas, possíveis e baseadas em escuta para os maiores dilemas da nossa sociedade, desde uma perspectiva feminista e inclusiva.



#perfil #raquelmarques #trajetoria

Fale comigo pelas redes

  • Ícone do Youtube Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • icon_whats2_edited_edited
  • Ícone do Twitter Branco
  • TikTok